29 novembro, 2016 Prefeitura realiza seminário sobre o programa BPC na Escola

Evento possibilitou o aprimoramento dos trabalhadores na implementação do programa no município.

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) realizou o Seminário de formação inter-setorial do grupo gestor e técnicos do programa de Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC na Escola), na manhã desta terça-feira (29), no Centro de Convivência Pax Club.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha; a coordenadora estadual do programa BPC, Tásia Damásio França; a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Andrea Carla Bezerra; a secretária municipal de Educação, Márcia Portela e a coordenadora do grupo gestor do núcleo BPC na Escola, Patrícia Soares.

O objetivo do seminário foi possibilitar os conhecimentos essenciais, esclarecimentos de dúvidas entre outras ações para o aprimoramento no desempenho dos trabalhadores da Assistência Social, Educação, Saúde, e Direitos Humanos na implementação do programa no município.

Durante o evento, foi destacada a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016 pelo município, devido às ações para a melhoria dos índices de qualidade de vida das crianças e dos adolescentes desenvolvidas pela Prefeitura de Macaíba no período. O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Em Inglês, United Nations Children's Fund - UNICEF).

Sobre o BPC na Escola

O programa tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Isso é feito por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal. Entre os principais objetivos estão a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos.

Para identificar essas barreiras, são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do Programa.

Texto: Assecom - PMM com informações do site do Ministério do Desenvovlimento Social e Agrário

Fotos: Márcio Lucas
Assecom - PMM