02 dezembro, 2016 Macaíba recebe premiação do Selo Unicef 2013-2016

Município havia perdido certificado entre 2009 e 2012. Ações desenvolvidas pela atual administração municipal foram decisivas para a conquista.

O prefeito Fernando Cunha recebeu o troféu e o certificado do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016, na manhã desta sexta-feira (2), na Escola de Governo, em Natal.

Macaíba já foi certificada na edição do Selo em 2008, pelas ações realizadas na segunda gestão do prefeito Fernando Cunha, mas na gestão do período 2009-2012, a cidade perdeu o certificado, voltando a pleitear mais uma vez o reconhecimento nesta edição, desta vez com êxito. O município recebeu esta premiação devido às ações para a melhoria dos índices de qualidade de vida das crianças e dos adolescentes desenvolvidas pela Prefeitura.

Entre as ações realizadas pela atual administração municipal para a melhoria destes índices estão as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende mais de mil crianças e adolescentes, as atividades realizadas na Vila Olímpica de Macaíba, o maior complexo poliesportivo do Rio Grande do Norte e projetos sociais como a Escola de Música de Macaíba, que atende centenas de alunos da rede pública municipal de ensino entre outras ações em áreas como saúde, educação, esporte, cultura e assistência social.

Na solenidade de entrega da certificação também estiveram presentes as secretárias municipais de Trabalho e Assistência Social, Andrea Carla Ferreira e de Educação, Márcia Portela; o articulador do Selo UNICEF em Macaíba, Tiago Mafra; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Macaíba (CMDCA), Verônica Bezerra Rodrigues; as jovens artistas de hip-hop, Ariane e Ariadna; o cantor de rap Mc Carlinho e funcionários da administração municipal macaibense.

Sobre o Selo UNICEF Município Aprovado

De acordo com o site oficial do Selo UNICEF, o certificado trata-se de um reconhecimento internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Em Inglês, United Nations Children's Fund - UNICEF) para os municípios que conquistam resultados nos seus esforços para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Uma forma de estimulá-los a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que eles possam concretizá-la. O Selo foi criado em 1999, no Ceará. Dos 149 municípios potiguares que pleitearam a certificação internacional 2013-2016, apenas 49 a conquistaram.

Texto: Tadeu de Oliveira com informações do site oficial do Selo UNICEF Município Aprovado. Disponível em http://www.selounicef.org.br/_selounicef.php?op=1&k=1
Fotos: Márcio Lucas
Assecom - PMM