09 dezembro, 2016 TCE considera Macaíba um dos 15 municípios com gestão efetiva no RN

Esta é mais uma das avaliações positivas conferidas ao município na gestão do prefeito Fernando Cunha.

A cidade de Macaíba está entre os municípios mais efetivos do Rio Grande do Norte de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). O resultado foi divulgado, na última quarta-feira (6), na Escola de Governo do RN durante o "Encontro com Gestores Públicos Municipais - Encerramento e Transição de Mandato: 2016/2017".

O nível efetivo foi o melhor nível alcançado pelos municípios potiguares na avaliação do Tribunal que tem o objetivo de avaliar as ações dos governos apurando a qualidade dos gastos públicos e os resultados efetivos dos serviços prestados a população.

Áreas como Educação, Saúde, Gestão fiscal, Meio Ambiente e Planejamento integram o leque de questionários respondidos para a elaboração do índice. Esta é mais uma das avaliações positivas que o município de Macaíba conquista desde 2013, na gestão do prefeito Fernando Cunha.

Reconquista do Selo UNICEF

Recentemente Macaíba reconquistou o Selo UNICEF Município Aprovado, no período 2013-2016. A cidade já foi certificada na edição do Selo em 2008, pelas ações realizadas na segunda gestão do prefeito Fernando Cunha, mas na gestão do período 2009-2012, o município perdeu o certificado, voltando a pleitear mais uma vez o reconhecimento nesta edição, desta vez com êxito. A premiação foi conquistada devido às ações para a melhoria dos índices de qualidade de vida das crianças e dos adolescentes desenvolvidas pela Prefeitura.

Entre as melhores gestões do Brasil

Neste ranking, a gestão municipal macaibense aparece na 14ª posição entre as 50 gestões mais bem avaliadas do Brasil entre cidades como Niteroí (RJ), Palmas (TO), Salvador (BA) e Blumenau (SC). É válido destacar que municípios como Parnamirim, Caicó, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e a própria capital potiguar não aparecem na lista.

A UBD foi criada no ano de 2000 e tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país que atendem aos requisitos de Excelência em Gestão Pública. O site da instituição é http://www.ubd.com.br/.

Nota alta em Transparência Pública

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Macaíba é um dos municípios que mais primam pela transparência de suas contas no Rio Grande do Norte, atingindo a nota de 9,0 em uma escala que vai de 0 até 10. A notícia pode ser conferida no site do MPF por meio deste link http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpf-divulga-novo-ranking-da-transparencia-e-municipios-do-rn-melhoram-61.

23ª cidade de pequeno porte mais desenvolvida do país

O município ficou na 23ª posição entre as 50 cidades de pequeno porte mais desenvolvidas do Brasil, de acordo com levantamento da revista Exame, uma das mais importantes publicações sobre economia e negócios do país. Macaíba é a única do Rio Grande do Norte presente na lista.

A análise foi feita com base em dados de 348 cidades brasileiras. O ranking foi criado a partir de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância. A matéria com o resultado pode ser conferida por meio deste link http://goo.gl/g77rm0.

Assecom - PMM