11 janeiro, 2017 Cuidando do olhar do povo macaibense

Teve início o primeiro mutirão contra o glaucoma de 2017

Na manhã desta quarta-feira (11), teve início mais um grande mutirão contra o glaucoma organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Macaíba. Mais de dez mutirões deste tipo já foram realizados no município somente na gestão passada do prefeito Fernando Cunha. Esta é a primeira edição ocorrida na nova gestão iniciada no dia 1º de janeiro do corrente ano.

Centenas de pessoas de áreas urbanas e rurais são atendidas a cada edição do Mutirão contra o Glaucoma. Para se ter uma ideia, na última edição realizada em outubro de 2016, foram contabilizados 713 atendimentos, segundo dados da SMS de Macaíba.

O glaucoma é uma doença silenciosa causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta, inclusive pode fazer com que a pessoa fique totalmente cega. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maior é a probabilidade de um tratamento eficaz. O paciente que participa do mutirão é cadastrado e passa por uma avaliação clínica. Em caso de anormalidade, passa a ter acompanhamento, recebe medicamentos e, se necessário, será submetido a uma cirurgia. A ação acontece no Pax Club e dura até às 16h de amanhã (12).

O público-alvo da ação é formado por pessoas acima dos 30 anos, com histórico de glaucoma na família, pressão intraocular elevada, diabéticos, com alto grau de miopia, uso prolongado de esteroides e que tenham sofrido trauma ocular prévio.

Texto: Andry Morais
Foto: Márcio Lucas