27 janeiro, 2017 Prefeitura realiza ações de combate à  Hanseníase

Tratamento da doença pode ser realizado na rede básica de saúde gratuitamente.

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações alusivas ao Dia Mundial de combate à Hanseníase, celebrado no último domingo do mês de janeiro, na manhã desta sexta-feira (27), nas imediações da Praça Augusto Severo (Praça do M).

Na ocasião, os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram distribuição de panfletos e orientações para os pedestres e motoristas que passavam pelo local sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença. Nas unidades de saúde do município estão sendo realizadas rodas de conversa sobre o tema.

Doença crônica causada por um micróbio que atinge a pele e nervos físicos, a Hanseníase pode levar a graves incapacidades físicas. Alguns dos sintomas das da Hanseníase são manchas dormentes na pele, esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, caroços e inchaços no rosto e nas orelhas e dormência nas mãos e nos pés.

Conhecida também como lepra, a enfermidade tem cura e pode ser tratada na rede básica de saúde gratuitamente. Em Macaíba, todas as unidades de saúde estão à disposição da população para o tratamento e esclarecimento de dúvidas.

Texto: Tadeu de Oliveira
Fotos: Márcio Lucas