14 março, 2017 Prefeitura realiza I Fórum de Atenção à  Saúde da Mulher e da Criança

No sentido de reafirmar o compromisso de realizar continuamente ações de promoção à saúde das mulheres e crianças de Macaíba, a Prefeitura promoveu nesta terça-feira (14) o I Fórum de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.

Ocorrido no Pax Club, o fórum teve como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com palestras abordando assuntos de interesse desses profissionais como, por exemplo, o atendimento aos casos de arboviroses, comuns nesta época do ano. Entre as arboviroses, destacam-se os vírus da Dengue, da Chikungunya, da Zika e da Febre Amarela.

O evento de hoje contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; a secretaria municipal de Saúde, Silvana Cosme; a cirurgiã-dentista e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Suely Nóbrega; e Lílian Lisboa, professora da UFRN e coordenadora das atividades acadêmicas do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, referência em Macaíba e no Rio Grande do Norte para tratamento de casos de gestação de alto risco.

Ações da Prefeitura voltadas para gestantes e crianças recém-nascidas

Desde 2013, a Prefeitura de Macaíba tem intensificado as ações para esse público, um grande exemplo disso é o Projeto Nova Semente, que garante para as gestantes o acesso aos serviços de saúde, tendo assistência durante todo o ciclo gestacional, ou seja, do início da gravidez até o puerpério (período pós-parto).

Mediante o projeto, centenas de mulheres já receberam kits contendo mais de 20 itens para as mães e as crianças, como banheira, roupas, fraldas, perfumes, sabonetes, dentre outros produtos.

Também merecem destaque a realização de palestras sobre a importância do pré-natal, os cursos de capacitação para gestantes, realizados através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde são abordados temas como mudanças psicológicas com a gestação, Direitos das gestantes, Cuidados com o bebê, Saúde bucal do bebê e Alimentação saudável.

Neste ano de 2017, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão realizados vários momentos de capacitações, atualizações, fóruns e oficinas para os profissionais da Atenção Básica. O principal objetivo é mantê-los cada vez mais atualizados para a prestação de uma assistência humanizada, sistematizada e de qualidade.

ASSECOM-PMM