15 março, 2017 Parceria entre Prefeitura e UnP formaliza núcleo contra violência em Macaíba

Nesta quarta-feira (15), uma solenidade ocorrida no Palácio Auta de Souza formalizou o Núcleo de Averiguação e Monitoramento de Denúncia de Violência em Macaíba. O órgão será coordenado pelo curso de Serviço Social da Universidade Potiguar (UnP), em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e com o Conselho Tutelar do município. A solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; a juíza Viviane Ubarana, titular da 2ª Vara da Família da Comarca de Macaíba, a presidente do Conselho Tutelar de Macaíba, Ângela Cavalcanti, além de secretários municipais e representantes da UnP.

Dentre os principais objetivos do núcleo estão: realizar atendimento das denúncias recebidas referentes à violência contra crianças, adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e idosos através de uma rede socioassistencial composta por órgãos das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social; responder e encaminhar relatórios de averiguação das denúncias para os órgãos competentes; e criar um banco de dados para o desenvolvimento de ações de prevenção à violência em Macaíba.

O referido núcleo atende no 1º Andar da sede do Conselho Tutelar, situada na Rua Nossa Senhora da Conceição, quase em frente à Igreja Católica Matriz. O telefone para contato é 3271-6527. As denúncias também podem ser feitas pelos disques 100 (casos envolvendo crianças e idosos) e 180 (casos envolvendo mulheres). “As atividades do núcleo já vêm sendo desenvolvidas desde o ano passado, e hoje ocorre a sua formalização”, explicou Edvânia Freitas, assistente social da SEMTAS de Macaíba. Desde o início de sua atuação, já foram recebidas 191 denúncias, através das quais 157 visitas domiciliares foram feitas e 145 relatórios foram entregues.

“Macaíba é o segundo município da região metropolitana a ter essa parceria, o primeiro é Parnamirim. O núcleo vai concentrar todas as denúncias de violência contra esses segmentos (crianças, adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e idosos). A proposta é que não exista denúncia parada. Todas as denúncias serão averiguadas e encaminhadas para que haja soluções”, relatou a professora Carmen Suely, coordenadora do curso de Serviço Social da UnP.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas