17 março, 2017 Prefeitura busca retomar plantio de algodão em Macaíba

Técnicos da EMBRAPA discutiram as potencialidades de Macaíba junto com o secretário Maia, titular da pasta de Agricultura, da Pecuária e da Pesca

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), está implantando no município duas Unidades de Teste e Demonstração (UTD) de algodão de variedade colorida, verificando sua viabilidade econômica, a fim de que essa cultura possa ser mais uma fonte de renda para os agricultores familiares.

O primeiro passo foi dado mediante uma visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira (16) ao município, mais precisamente ao assentamento Eldorado dos Carajás, na comunidade rural de Riacho do Sangue, e à comunidade rural quilombola de Capoeiras. Dois representantes da EMBRAPA, vindos do estado da Paraíba, discutiram as potencialidades de Macaíba para a retomada do plantio de algodão junto com o secretário Francisco Maia, titular da SEMAPE e líderes comunitários.

Os técnicos são da sede da Embrapa Algodão de Campina Grande. A intenção é capacitar representantes dessas comunidades para o manejo e o gerenciamento da espécie de algodão de coloração marrom clara, do tipo BRS Jade, e consequentemente implantar as duas UTDs, que são escolas de campo com o objetivo de incentivar a agricultura familiar e a própria economia local.

Segundo o Portal Infoteca-e, ligado à EMBRAPA, essa variedade de algodão se destaca pela alta produtividade e qualidade de fibra, além de se adaptar facilmente a vários tipos de solo. O secretário Maia reforçou para aos técnicos da Embrapa que Macaíba já foi uma grande produtora de algodão.

“A minha expectativa é boa, é que dê certo, vamos reunir representantes da associação e vamos explicar esse projeto para a comunidade”, declarou o senhor Severino, presidente da Associação de Agricultores Familiares do Eldorado dos Carajás.

O técnico Waltemilton Cartaxo referiu que há um grande potencial no município para a implantação de UTDs, uma área grande, com solos férteis, por exemplo, que são fatores favoráveis para o cultivo não só do algodão, mas também de outras culturas como amendoim e gergelim. Na ocasião, foram coletadas diversas amostras dos solos das localidades visitadas para a realização de uma análise para determinar as condições de plantio.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas