23 março, 2017 Visita técnica é realizada na capela de São José

Trabalho de manutenção será realizado na mais antiga igreja de Macaíba

O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Macaíba, Marcelo Augusto Bezerra e a equipe da Secretaria de Infraestrutura municipal realizaram uma vista técnica à capela de São José, no Centro do município ao lado da equipe de arquitetos da Fundação José Augusto e de padre Assis, pároco de Macaíba, na manhã desta quinta-feira (23).

O objetivo da visita foi averiguar a situação da capela e viabilizar os trabalhos de manutenção no local, que sofreu um vazamento e teve parte de uma de suas paredes danificada, no dia 2 de março deste ano. A equipe da Fundação José Augusto é composta por Paulo Heider Forte Feijó, arquiteto da Fundação e professor da UFRN, responsável pela restauração do museu Solar Ferreiro Torto, na década de 1970 e Valéria Paiva, arquiteta da Fundação.

Sobre a análise realizada pela equipe, a arquiteta afirmou não existir risco de desabamento.  “Em princípio não é um problema que compromete a estrutura da igreja, mas será necessária uma análise da parte de engenharia para um diagnóstico definitivo da situação, para que se possa então realizar os serviços de manutenção”, afirmou.

Na visita ficou definido que a manutenção será feita, mas é necessária uma análise do material que será utilizado no local para que ele esteja de acordo com a estrutura e não altere suas características, que devem ser preservadas de acordo com a lei. A capela segue interditada até que os trabalhos sejam concluídos. A Prefeitura auxiliará nos serviços.

As equipes trabalham para que o local seja reaberto para a população o mais rápido possível. Pároco de Macaíba, padre Assis declarou sobre as atividades: “Vamos tentar fazer o serviço e rezar para que ele seja realizado e as atividades voltem a acontecer aqui. Peço aos católicos de Macaíba que rezem para que tudo ocorra bem”, afirmou o padre.

A capela de São José tem 140 anos, sendo o mais antigo prédio católico de Macaíba. Ela foi construída em 1876 pela comunidade do município e integra a seleta lista de 131 prédios tombados pelo estado do Rio Grande do Norte.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas