24 março, 2017 Prefeitura promove ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à  Tuberculose

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a tuberculose, na manhã desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma ação na região central do município, em pontos estratégicos como a rodoviária e a “Praça da Maré”.

Na ocasião, uma equipe de profissionais de saúde forneceu orientações para a população sobre como se transmite a tuberculose e os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio pela doença. Também houve distribuição de panfletos.

A tuberculose é uma doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo e, apesar de existirem grupos populacionais mais vulneráveis, qualquer pessoa pode, ao entrar em contato com o Bacilo de Koch (bactéria causadora), desenvolvê-la.

Caso uma pessoa apresente tosse por mais de três semanas, esta deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante ressaltar que a tuberculose tem cura e que a SMS de Macaíba disponibiliza, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento para os pacientes após o diagnóstico.

Andry Morais