31 março, 2017 Macaí­ba retoma plantio de algodão com implantação de UTD

Solenidade de implantação de UTD ocorrida hoje no assentamento Eldorado dos Carajás marca retomada do plantio de algodão em Macaíba

Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (31), no assentamento Eldorado dos Carajás, marcou a retomada do plantio de algodão no município de Macaíba, que se efetivará por meio da implantação de Unidades de Teste e Demonstração (UTD), uma delas no próprio assentamento onde ocorreu essa solenidade. As outras unidades estarão localizadas nos assentamentos Caracaxá e José Coelho, e na comunidade quilombola de Capoeiras.

Uma UTD constitui-se em uma escola de campo, onde os agricultores locais são capacitados para o plantio e o manejo da cultura a ser trabalhada, que neste, caso é o algodão colorido (marrom). Inclusive, ontem (30), um grupo formado por agricultores das quatro localidades beneficiadas com as unidades de teste e demonstração recebeu um treinamento ministrado pelos técnicos da Embrapa Algodão de Campina Grande/PB, Waltemilton Cartaxo e Gleibson Dionísio.

A solenidade de hoje contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; da vereadora Edma Maia; da engenheira agrônoma Fernanda Aspazia e do médico veterinário Alinson Petri, ambos da Emater/RN, representando a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE/RN); além de secretários municipais de Macaíba e de outras cidades potiguares como Ielmo Marinho e Santa Maria; e técnicos da Embrapa, Emater/RN e Emparn/RN.

“A partir dessa implantação da UTD, nós vamos passar todo o sistema inicial do cultivo do algodão, que vai ser acompanhado por um técnico da Emater, que é parceira do programa. No passo a passo, a cada 15 dias, vai ter a visita do técnico aos agricultores de cada comunidade, construindo assim a aprendizagem modular para que o algodão possa efetivamente chegar a bons termos. Vamos trabalhar aqui o modelo do algodão orgânico e agroecológico, com três variedades BRS Jade, BRS Rubi, que são de cores, e BRS Aroeira, que é branco. Além disso, vamos trabalhar também com outras duas culturas: gergelim e amendoim”, explicou Waltemilton Cartaxo, técnico da Embrapa Algodão.

“Eu acho isso muito bom, muito importante, porque é mais uma cultura que vai entrar no nosso assentamento, que pode gerar mais renda para as famílias. Então, é muito importante mesmo”, disse a senhora Fátima Martins sobre a UTD. Dona Fátima será uma das produtoras que vão trabalhar com a cultura do algodão lá no assentamento Caracaxá. A implantação da UTD de algodão em Macaíba foi garantida graças aos esforços da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE).

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas