28 abril, 2017 Macaíba será destaque em congresso de secretarias de saúde do Norte/Nordeste

Em virtude de suas destacadas ações na área de Saúde Bucal, a cidade de Macaíba terá representatividade no 5º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, a ser realizado entre os dias 03 e 06 de maio, em Porto Seguro, estado da Bahia, tendo como tema: “Governança na Saúde: desafio para a gestão municipal”.

O coordenador de Saúde Bucal da rede municipal de saúde de Macaíba, Sérgio Siqueira, irá apresentar no ensejo um trabalho sobre o “Dia D” contra o câncer de boca, realizado geralmente no mês de outubro no município, quando dentistas e toda a equipe da área de Saúde Bucal fazem uma busca ativa por pacientes para detectar a doença o quanto antes e tratá-la, mediante o encaminhamento deles para a Liga contra o Câncer e a UFRN.

“São apenas 10 trabalhos selecionados de todos os estados das regiões Norte e Nordeste para serem apresentados neste congresso, sendo que o de Macaíba está entre eles”, destacou Siqueira, que também reiterou que a cidade dispõe de dois órgãos de referência em Saúde Bucal: o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Pronto Atendimento (PA) odontológico.

O CEO funciona no mesmo horário dos postos de saúde da rede urbana (de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30) e realiza atendimentos de especialidades: canal, cirurgia e implantação de prótese, onde os pacientes precisam de encaminhamento dos profissionais dos postos de saúde para ter acesso aos serviços.

Já o PA funciona durante todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados, com exceção do Natal, no horário das 7h até às 19h. Os procedimentos oferecidos são os mais diversos, do ambulatório ao atendimento de urgência, como, por exemplo, casos de quedas ou acidentes em que o paciente danifica seus dentes ou apresenta hemorragia. Neste caso, não é necessário haver o encaminhamento, por se tratar de situações de urgência.

Andry Morais

ASSECOM-PMM