28 abril, 2017 Parceria entre Prefeitura e IDIARN vai facilitar atendimento de criadores

Uma nova parceria firmada na manhã desta sexta-feira (28) entre a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) em uma reunião no gabinete do secretário Francisco Maia, responsável pela pasta da SEMAPE, vai facilitar o atendimento dos criadores de rebanhos no município.

Na ocasião, o secretário Maia se reuniu com Rodrigo Fagundes, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (USAV) de Parnamirim, e Edmilson Júnior, do Departamento de Defesa e Inspeção Sanitária Animal (DISA). Tanto a USAV quanto o DISA são vinculados ao IDIARN. Agora, com a parceria, o criador local vai poder declarar o seu rebanho, tirar sua Guia de Trânsito Animal (GTA) e também a ficha sanitária na própria sede da SEMAPE, o que antes só era possível na sede da EMATER/RN.

Esse atendimento terá início já na próxima semana, a partir do dia 02 de maio, com a implantação de um sistema denominado de SIAPEC, o qual contém todas as informações sobre os criadores de gado do estado.

“Essa parceria é muito proveitosa porque a secretaria (SEMAPE) tem um horário de funcionamento estendido, manhã e tarde, e estamos instalando esse sistema em três computadores disponibilizados pela secretaria e vamos orientar os servidores para realizarem o atendimento dos produtores. Esse sistema é específico para a campanha contra a febre aftosa”, disse Rodrigo Fagundes, que completou explicando que o calendário de vacinação deste ano é de 02 a 31 de maio e que o prazo máximo para declaração do rebanho é de 15 dias após o término da vacinação.

Andry Morais

ASSECOM-PMM