02 maio, 2017 Começa a campanha “Compartilhe essa ideia” em Macaíba

O auditório do Pax Club foi o palco da largada da grande campanha de estímulo às denúncias contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes em Macaíba. O evento que simboliza esse início ocorreu na tarde desta terça-feira (02) e contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Andrea Carla; da presidente do Conselho Tutelar, Ângela Cavalcanti; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marianna Barreto; do diretor de ensino e pesquisa do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas Júnior; do representante do Sindcomércio de Macaíba, Márcio Eudes; e da representante da APAE de Macaíba, Irene Peixoto.

Até o dia 30 deste mês de maio, a Prefeitura, através da SEMTAS, irá promover uma série de ações com o intuito de prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, estimulando a população em geral a reconhecer e denunciar casos envolvendo esse tipo de violência no município. As ações serão desenvolvidas nas escolas, nas ruas, nas praças ou nos órgãos específicos que lidam com a questão como o CRAS, o CREAS e o Conselho Tutelar.

Os principais mecanismos para essas denúncias são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende por meio do número 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e o Conselho Tutelar, que atende mediante o 3271-6527, nos mesmos horários e dias do CREAS.

Visita à rádio comunitária de Traíras

Na manhã de hoje, uma equipe do CREAS participou de um programa na FM Auta de Souza, uma rádio comunitária do distrito de Traíras, zona rural de Macaíba, com o intuito de esclarecer a população local e das adjacências sobre a campanha “Compartilhe essa ideia”. No programa, as profissionais Patrícia Soares e Amanda Taíza, assistentes sociais do CREAS, inclusive Patrícia é coordenadora do referido órgão, falaram sobre os mecanismos de denúncia, comportamentos que podem indicar abuso e sobre as ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura durante este mês de maio.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas