09 maio, 2017 Prefeitura e Força Aérea Brasileira farão homenagem ao ilustre Augusto Severo

A solenidade acontecerá na praça batizada com o nome de Severo, mais popularmente conhecida como Praça do M, no Centro de Macaíba.

"Para Augusto Severo, o desastre foi uma glorificação". A frase de Olavo Bilac escrita em 31 de maio de 1902, poucos dias depois do acidente envolvendo o Dirigível Pax, mostra a importância e a grandeza do macaibense Augusto Severo para a Tecnologia Aeronáutica do Brasil e do mundo. Para reverenciar o filho ilustre, a Prefeitura de Macaíba junto com a Força Aérea Brasileira prestará uma grande homenagem alusiva aos 115 anos de sua morte na próxima sexta-feira (12), justamente na data em que o PAX sobrevoou os céus de Paris.

A solenidade acontecerá na praça batizada com o nome de Severo, mais popularmente conhecida como Praça do M, no Centro de Macaíba, às 09 da manhã. O evento contará com a participação do prefeito Fernando Cunha, secretários municipais, de autoridades da Força Aérea Brasileira, do 138º Grupo de Escoteiros Augusto Severo e da banda de música da Aeronáutica - que tocará o hino de Augusto Severo, mártir da tecnologia aeronáutica e o hino dos aviadores, além de outros dobrados.

Para o secretário de Cultura de Macaíba, Marcelo Augusto, a homenagem significa manter viva a chama, a coragem e a determinação de um grande macaibense. Durante o evento, as crianças da Escola Municipal Augusto Severo cantarão o hino de Severo, patrono da escola. Também será feita a aposição de um ramalhete de flores no busto do homenageado.

Sobre Augusto Severo

O aeronauta Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu em Macaíba no dia 11 de janeiro de 1864. O macaibense destacou-se também em outras atividades como a política e o jornalismo. Em 1892, ainda como deputado, iniciou um dos seus mais ousados projetos: o dirigível Potiguarânia e, em seguida, no ano de 1894, o Bartholomeu de Gusmão.

Logo em seguida, surpreendendo o mundo, o inventor macaibense construiu uma aeronave revolucionária: o Dirigível Pax. Entretanto, devido aos problemas técnicos, o dirigível de Severo se partiu no ar no seu primeiro voo. No começo do século XX, Augusto se afastou da política para conceder vida a sua utopia, projetando e construindo o dirigível Pax, onde demostrou sua genialidade e perspicácia.

No dia 12 de maio de 1902, durante um grande evento junto com seu mecânico Georges Sachêt, Augusto Severo elevou o seu dirigível por mais de 300 metros nos céus da França, realizando diversas manobras que mostrava que o sonho tinha se tornado realidade, o homem podia voar. Após cerca de 10 minutos de voo, o Pax explodiu subitamente, levando seus dois tripulantes ao solo e, consequentemente a morte. Severo deixa o legado da coragem e determinação humana para posteridade. Com Augusto Severo, voar deixou de ser um sonho,  virou realidade.

Texto: Sérgio Nascimento

Foto: Arquivo Assecom