09 maio, 2017 Campanha “Compartilhe essa ideia" conscientiza crianças nas escolas municipais

Campanha foi lançada pela SEMTAS de Macaíba e vai durar até o dia 30, com ações também nas ruas, nas praças e nos centros especializados

A campanha “Compartilhe essa ideia”, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), já está atuando nas escolas da rede pública municipal, conscientizando os alunos e chamando a atenção para a sua temática. Essa campanha é alusiva à data de 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Nesta terça-feira (09), pela manhã, uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) conduziu uma ação socioeducativa com crianças da Escola Municipal Francisco Genival, no Vilar, onde foram abordados de maneira lúdica modos de prevenir a violência e o abuso sexual.

No período da tarde, foi a vez desse mesmo tipo de ação ser realizado na Escola Municipal Tereza Brito, próxima ao Campo das Mangueiras. Na próxima quinta (11), será a vez de mais duas escolas municipais: uma no Campo da Santa Cruz e outra em Cana Brava.

“Compartilhe essa ideia”

Até o dia 30 deste mês de maio, a Prefeitura de Macaíba, através da SEMTAS, vai promover a campanha “Compartilhe essa ideia”, com uma série de ações com o intuito de prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, estimulando a população em geral a reconhecer e denunciar casos envolvendo esse tipo de violência no município.  As ações serão desenvolvidas nas escolas, nas ruas, nas praças ou nos órgãos específicos que lidam com a questão como o CRAS, o CREAS e o Conselho Tutelar.

Os principais mecanismos para essas denúncias são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende por meio do número 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e o Conselho Tutelar, que atende mediante o 3271-6527, nos mesmos horários e dias do CREAS.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas