15 maio, 2017 Campanha “Compartilhe essa ideia” é realizada na feira livre de Macaíba

Lançada no dia 02 deste mês de maio pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), a campanha “Compartilhe essa ideia” está atuando em diversas frentes para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Macaíba, bem como para estimular denúncias.

No sábado passado, 13 de maio, profissionais da SEMTAS estiveram na feira livre da cidade, onde realizaram uma mobilização para orientar comerciantes, feirantes e populares em geral para a causa. Foram entregues cerca de 1.200 panfletos. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Patrícia Soares, a campanha está tendo uma boa recepção por onde passa, e as pessoas estão se interessando em buscar mais detalhes.

Na próxima quinta-feira (18), quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, data motivadora da campanha, haverá uma série de ações pelas praças. Pela manhã, nas praças Augusto Severo (Praça do M) e Antônio Siqueira (Praça da Maré). No período da tarde, na Praça Paulo Holanda Paz, nas imediações da sede da Prefeitura. No decorrer desta semana, também ocorrerão ações socioeducativas nas escolas de Lagoa dos Cavalos e Lamarão, ambas na zona rural.

A campanha “Compartilhe essa ideia” vai se estender até o dia 30 do corrente mês, quando será realizado um amplo seminário no Pax Club sobre a temática. Os principais mecanismos para essas denúncias são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o CREAS, que atende por meio do número 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e o Conselho Tutelar, que atende mediante o 3271-6527, nos mesmos horários e dias do CREAS.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas/Joabson Marlos