18 maio, 2017 Prefeitura realiza série de ações contra exploração sexual infanto-juvenil

A campanha “Compartilhe essa ideia” chegou ao seu ápice nesta quinta-feira (18), data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. No decorrer do dia, a Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), desenvolveu uma série de ações contra a exploração sexual infanto-juvenil.

De manhã, as principais praças do centro, como é o caso da Praça Augusto Severo, serviram de palco para ações socioeducativas que incluíam abordagem e orientação aos pedestres e motoristas e distribuição de panfletos didáticos pelas ruas do entorno, dentre outros procedimentos. No período da tarde, novas ações foram realizadas em outros pontos, como as praças João Soares e Paulo Holanda Paz. A programação de hoje contou com o apoio do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Fundação Oikos.

“É um trabalho muito bom que estão fazendo. Seria bom fazer isso sempre em Macaíba, Parnamirim, Natal, todas as cidades, né! É com essa prevenção que a gente combate mais a violência contra crianças, porque muitas vezes uma criança tá sendo abusada por ‘debaixo do pano’ e ninguém sabe, ninguém denuncia ou comenta nada, e ela continua sendo abusada.”, opinou o senhor Olival Bezerra, vendedor ambulante.

A campanha será estendida até o próximo dia 30, quando acontecerá o I Seminário de Políticas Públicas de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Pax Club. Antes, ainda ocorrerão palestras socioeducativas nas escolas municipais a fim de conscientizar os alunos e chamar sua atenção para a causa. No dia 23, nas Campinas e no Sítio Retiro. E no dia 25, em Guarapes e Lagoa das Pedras.

Os principais mecanismos para realizar denúncias contra esses tipos de violência são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o CREAS, que atende por meio do número 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e o Conselho Tutelar, que atende mediante o 3271-6527, nos mesmos horários e dias do CREAS.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas