29 maio, 2017 Prefeitura realiza seminário de políticas públicas amanhã (30)

Objetivo é discutir formas de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município

A Prefeitura de Macaíba promove o 1º Seminário de políticas públicas de enfretamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do município, amanhã (30), das 8h às 13h, no Pax Club.

O Seminário tem como foco promover a discussão na sociedade sobre as formas de enfrentamento a estes tipos de violência em Macaíba. As inscrições para participação são gratuitas e estão abertas. Os interessados podem realizá-las na sede da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), que fica no prédio da Prefeitura  e amanhã no local do evento.

Três palestras fazem parte da programação. A primeira com o tema “A rede de garantia de direitos para crianças e adolescentes” conta com a apresentação da promotora do Ministério Público em Macaíba, Patrícia Albino Galvão Pontes. A assistente social Cássia Castilho abordará o tema “Tipos de violência sexual contra crianças e adolescentes” e Carla Glenda, responsável técnica do Instituto Anita Garibaldi discutirá o tema “Os danos causados no desenvolvimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual”.

De acordo com o assistente social da Secretaria, Thiago Sanderson “É importante a participação da sociedade. É preciso incentivar a população a denunciar este tipo de crime, quebrar o silêncio”, afirmou. O Seminário encerra a campanha alusiva ao mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com a data de celebração no dia 18 de maio, mas as atividades continuam sendo realizadas pela Semtas nos grupos de convivência e programas sociais municipais e federais, como o CRAS e o CREAS.

Campanha “Compartilhe essa ideia”

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Macaíba promoveu uma série de ações com o intuito de prevenir, combater e estimular a população a reconhecer e denunciar casos envolvendo esses tipos de violência. As ações foram desenvolvidas nas escolas, ruas, praças e órgãos específicos que lidam com a questão como o CRAS, o CREAS e o Conselho Tutelar.

Os principais mecanismos para denúncia são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que atende por meio do número 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h e o Conselho Tutelar, que atende mediante o número de telefone 3271-6527, nos mesmos horários e dias do CREAS.

Texto: Assecom-PMM

Fotos: Márcio Lucas