30 maio, 2017 Seminário de combate à violência contra crianças e adolescentes é realizado

Evento serviu como debate sobre o abuso e exploração sexual deste público em Macaíba

A Prefeitura de Macaíba realizou o 1º Seminário de políticas públicas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do município, na manhã desta terça-feira (30), no Pax Club.

O objetivo do evento foi promover a discussão na sociedade sobre as formas de combate a estes tipos de violência em Macaíba. Três palestras sobre o tema fizeram parte da programação, que também contou com apresentações de dança, música e fotografia dos jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha; a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Andrea Carla Bezerra; a promotora do Ministério Público em Macaíba, Patrícia Albino Galvão Pontes; o presidente do Instituto Santos Dumont, Reginaldo de Freitas Junior; a coordenadora do CREAS no município Patrícia Soares; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Verônica Rodrigues e o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padre Francisco de Assis.

O Seminário encerrou a campanha alusiva ao mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem como data de celebração o dia 18 de maio, mas as atividades continuam sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) nos grupos de convivência e programas sociais municipais e federais.

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Macaíba promoveu a campanha “Compartilhe essa ideia”, uma série de ações com o intuito de prevenir, combater e estimular a população a reconhecer e denunciar casos envolvendo esses tipos de violência. As ações foram desenvolvidas nas escolas, ruas, praças e órgãos específicos que lidam com a questão como o CRAS, o CREAS e o Conselho Tutelar.

Os principais mecanismos e locais para denúncia são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas e todos os dias da semana; o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o número de telefone 3271-1423 e o Conselho Tutelar, pelo número de telefone 3271-6527. Os dois locais funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Texto: Assecom-PMM

Fotos: Márcio Lucas