05 junho, 2017 Comunidade quilombola de Capoeiras sedia grande ação de saúde

Ação foi organizada pela SESAP/RN, em parceira com as prefeituras de Macaíba e Bom Jesus

Na manhã do sábado (03), a comunidade quilombola de Capoeiras, em Macaíba, foi sede de uma grande ação de saúde organizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN), em parceria com as prefeituras de Macaíba e Bom Jesus, atendendo a população local e também as populações das comunidades de Passagem Comprida, Grossos e Pavilhão, que também são quilombolas e estão localizadas no município de Bom Jesus.

Representantes dos três órgãos estiveram presentes no ensejo: Iraci Nestor, coordenadora de Promoção à Saúde da SESAP/RN; Silvana Cosme, secretária municipal de Saúde de Macaíba; e Felipe Figueredo, secretário municipal de Saúde de Bom Jesus. Profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Macaíba também estiveram presentes em Capoeiras, com o intuito de disseminar informações de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Essa ação foi uma solicitação do Comitê de Promoção à Saúde da População Negra e Quilombola do Rio Grande do Norte. Esse comitê tem sede lá na SESAP e era uma reivindicação deles para atender uma demanda da retinose pigmentar, doença genética (ocular) que atinge a população dessas comunidades.”, explicou Iraci Nestor. Também, serão acompanhados os casos diagnosticados de anemia falciforme, segundo a coordenadora da SESAP/RN, que completou mencionando que esse tipo de ação serve para fortalecer a rede de saúde composta pelos órgãos participantes e pelo Hospital Universitário Onofre Lopes, responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes após a confirmação de seus diagnósticos.

“Gostei demais desse atendimento aqui hoje. Já conheço muitas das ‘meninas’ que estão trabalhando aqui. Vou cuidar mais da minha vista. Também trouxe meu filho para vir comigo.”, relatou a senhora Salvina Garcia dos Santos, 84 anos, residente em Capoeiras.

Segundo um balanço feito pela organização da ação, foram efetuados mais de 1.300 atendimentos, incluindo serviços odontológicos e oftalmológicos, testes rápidos de DST e hepatites virais, consultas com gestantes, palestras educativas, dentre outros procedimentos, que foram divididos em seis locais de atuação: posto de saúde, escola, capela, quadra de esportes, sede do CRAS e ponto de cultura quilombola.

Texto: Andry Morais

Fotos: Sérgio Nascimento