06 junho, 2017 Videomonitoramento é destaque em audiência pública

Medidas referentes à segurança pública no município de Macaíba foi o tema de uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, dia 06, na Câmara dos Vereadores da cidade. Dentre as várias ações pontuadas, secretários municipais, vereadores, empresários, autoridades e a população em geral destacaram o sistema de videomonitoramento. A instalação de Central de Monitoramento de Macaíba foi iniciada em 2015 pela gestão municipal após uma série de estudos e visitas técnicas às centrais de outros municípios como Curitiba, Goiânia, Apodi e Natal.

Macaíba, cuja área é de 512 km², praticamente maior que a região de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal juntos, conta atualmente com 23 câmeras, todavia, o Poder Executivo macaibense delineia instalar 60 câmeras.

Semana passada o Secretário de Trânsito e Transporte, Juedson Costa, realizou uma visita técnica à Central de Operações do Recife. Na audiência, Juedson compartilhou da experiência adquirida na capital pernambucana e falou da Central de Macaíba. “O sistema de videomonitoramento vem como uma ferramenta para auxiliar a segurança das cidades, contribuindo para o trabalho das polícias militar e civil. Com relação ao monitoramento de Macaíba, desejamos ampliá-lo para atender outras áreas da cidade.”

Sérgio Cunha, Secretário de Integração da Região Metropolitana, também esteve participando do debate. O secretário pontuou o investimento mensal na Central de Monitoramento, que gira em torno de R$ 23 mil e de outras parcerias do Governo Municipal na área da segurança. Após a audiência, o diretor do Ciosp, Tenente-Coronel Macedo, visitou a Central de Monitoramento e parabenizou o município pela iniciativa e pelo trabalho realizado.

Texto: Sérgio Nascimento

Fotos: Márcio Lucas e Édijos Brasil