13 julho, 2017 Equipe de delegados de Macaíba participa da 1ª Conferência de Saúde das Mulheres

A equipe de delegados de Macaíba, composta por gestores e prestadores de serviços, trabalhadores e usuários da rede de saúde municipal, marcou presença na 1ª Conferência de Saúde das Mulheres do RN, realizada entre os dias 10 e 12 deste mês de julho num hotel da Via Costeira de Natal, sendo presidida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), por intermédio de sua presidente, Mayara Acipreste, com a participação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), e prestigiada pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), George Antunes.

Antes da conferência estadual, foram realizadas conferências municipais e regionais. A conferência de Macaíba foi realizada no dia 11 de abril, quando foram escolhidos 16 delegados, sendo 8 do segmento dos usuários da rede municipal de saúde, 4 do segmento dos gestores e prestadores de serviços do setor de saúde e 4 do segmento dos trabalhadores de saúde.

Segundo o site oficial do Governo do Estado, o tema dessa conferência foi “Saúde da Mulher: desafios para Integralidade com Equidade”. A conferência foi presidida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), com a participação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM).

Os eixos temáticos trabalhados foram: I - O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II - O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III - Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e IV - Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

A conferência estadual aconteceu com a participação dos delegados municipais de todo o estado, com a intenção de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e efetivação do Controle Social no SUS.

Os delegados que representaram Macaíba no ensejo foram:

Representantes dos gestores e prestadores de serviço de saúde: Jane Suely de Melo Nóbrega e Getúlio Fernando Leal.

Representantes dos trabalhadores de saúde: Jocelino Nascimento Mendes, Ana Karolyne Andrade Morais, Raimundo Ventura do Nascimento e Francisco Rafael dos Santos.

Representantes dos usuários de saúde: Ana Maria da Silva, Francisca de Fátima Bezerra, Maria de Lourdes de Moura, Maria de Lourdes Firmino, Maria José Bezerra da Silva, Maria Lúcia de Lima Dantas e Severina do Ramo Moura Gomes.