17 julho, 2017 Prefeitura de Macaíba promove 3º grande mutirão do Glaucoma de 2017 nesta semana

Nos próximos dias 20 e 21 de julho, quinta e sexta desta semana, a Prefeitura de Macaíba promove o 3º grande mutirão contra o Glaucoma de 2017. A ação ocorre no Pax Club no horário das 8h às 16h. Assim como nas edições anteriores, para participar, a pessoa deverá ter um encaminhamento médico (caso seja a 1ª vez) e apresentar os originais e as cópias de seu RG, CPF, Cartão do SUS de Macaíba e comprovante de residência de Macaíba.

O público-alvo do mutirão é formado por pessoas acima dos 30 anos, com histórico de Glaucoma na família, pressão intraocular (PIO) elevada, diabéticas, com alto grau de miopia, que fazem uso prolongado de esteroides e com histórico de trauma ocular.

O objetivo é combater, através da identificação precoce, essa doença silenciosa capaz de causar cegueira irreversível. O paciente que participar do mutirão será cadastrado com vistas a passar por uma avaliação de seu quadro clínico.

Quando diagnosticada alguma anormalidade relacionada à doença, ele é medicado e passa a receber acompanhamento oftalmológico. A cada três meses, ele será submetido a uma nova consulta, recebendo então nova medicação antiglaucomatosa. Cirurgias também poderão ser feitas em caso de necessidade.

Inicialmente, esse mutirão estava programado para os dias 19 e 20. Todavia, por recomendação do Ministério da Saúde, foi reprogramado para os dias 20 e 21, informou a Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba.

Andry Morais

ASSECOM-PMM