26 julho, 2017 Livro sobre a cantora Ademilde Fonseca será lançado em Macaíba

Evento terá apoio da Prefeitura e acontecerá na semana do aniversário do município

O livro "Ademilde Fonseca: a Rainha do chorinho", sobre a história de vida da cantora macaibense Ademilde Fonseca (1921-2012) será lançado na semana de aniversário de Macaíba, no final do mês de outubro deste ano, como parte das comemorações pelo aniversário de 140 anos da cidade, celebrado no dia 27 de outubro.

A Prefeitura de Macaíba dará apoio ao evento que contará com uma apresentação dos estudantes da Escola de Música do município em homenagem a cantora, considerada a “Rainha do choro”. A reunião que confirmou o lançamento da obra foi realizada ontem (25), na sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; dos secretários municipais de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto Medeiros; de Esportes e Lazer, Roberto Medeiros e de Educação, Domingos Sávio de Oliveira; a filha de Ademilde e cantora, Eymar Fonseca, o esposo dela e autor do livro, Airton da Fonseca Barreto e a filha dos dois, Anna Lúcia.

A biografia conta a trajetória da cantora que nasceu em 4 de março de 1921, na fazenda Pirituba, hoje comunidade da Utinga, território que pertencia a Macaíba. Ademilde iniciou sua carreira na década de 1940, na Era de Ouro do rádio brasileiro, e continuou as atividades na música até falecer no dia 27 de março de 2012, no Rio de Janeiro, aos 91 anos de idade, após um mal súbito. Ademilde foi sepultada no cemitério São João Batista, na capital fluminense.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas