27 julho, 2017 Prefeitura de Macaíba promove capacitação sobre hepatites virais

Público-alvo foi os profissionais de saúde da administração municipal

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma atualização sobre as hepatites virais na tarde desta quinta-feira (27), no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento (SCFV, antigo PETI). A atividade fez parte da campanha “Julho Amarelo”, promovida pela Prefeitura para prevenção e combate das hepatites virais no município.

O público-alvo da ação foi os médicos, dentistas e enfermeiros que atuam na rede de atenção básica de saúde macaibense. O prefeito Fernando Cunha e o vereador Antônio França participaram da atualização ministrada pelo Doutor Antônio Araújo, médico infectologista do Serviço de Atenção Especializado em DSTs, AIDS e hepatites virais de Macaíba (SAE).

Suennya Barbosa, médica que atende no posto de saúde Potengi, esteve presente na capacitação e ressaltou as impressões dela sobre a atividade. “Muito boa, o doutor falou de uma maneira muito prática e clara, nos ajudando na detecção de novos casos de hepatites e nos respectivos tratamentos. A Secretaria de Saúde sempre promove essas ações, reciclando nossos conhecimentos”, afirmou a médica.

O médico Antônio Araújo, responsável pela atualização destacou as atividades realizadas pela Prefeitura na prevenção as hepatites: “Nós estamos acompanhando os pacientes com hepatites virais no Posto da Maré. É só nos procurar que fazemos o teste”, disse.

Dia D da campanha será realizado amanhã (28)

A Praça da Maré será sede do Dia D da campanha de prevenção e combate as hepatites virais, amanhã (28), a partir das 8h. Na ação de saúde, que acontecerá durante toda a manhã, serão realizados testes rápidos para detecção das hepatites, distribuição de panfletos educativos sobre a temática e orientações para a população.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas