07 agosto, 2017 Prefeitura encaminha novos pacientes para cirurgia de catarata

A secretaria de Saúde do município começou um novo ciclo de cirurgia de catarata. Nesta segunda-feira (07), mais 10 pacientes foram encaminhados para o procedimento. Desde o mês de abril deste ano a Prefeitura vem realizando mensalmente as cirurgias, representando, até o momento, um total de 80 feitas com sucesso. Nesta segunda, o prefeito Fernando Cunha esteve presente na entrega e destacou a importância do serviço para a população. “Fazer a cirurgia significa, acima de tudo, o resgate da autoestima e mais qualidade de vida para os pacientes”.

A previsão é que mais 10 cirurgias de cataratas sejam realizadas, inclusive para quem necessita operar o segundo olho. A Secretária Adjunta de Saúde, Gisleyne Karla, reforça a importância deste momento, em devolver ao paciente a possibilidade de voltar a enxergar, andar sozinho e poder fazer as atividades rotineiras com tranquilidade. “Compartilhamos da alegria dos pacientes após a cirurgia. São relatos emocionantes de pessoas que resgatam a autoestima de viver. Por entender a grandeza desse serviço, a Secretaria continuará dando total atenção à área oftalmológica”. Afirmou a secretária.

Os serviços oftalmológicos vêm recebendo uma atenção especial por parte da Secretaria de Saúde. Neste ano de 2017 já foram realizados três mutirões contra o glaucoma, com mais de 2500 (duas mil e quinhentas) pessoas acolhidas. Todos esses pacientes são cadastrados para passar por uma avaliação de seu quadro clínico. Quando diagnosticada alguma anormalidade relacionada à doença, os pacientes são medicados e passam a receber acompanhamento oftalmológico.

Texto: Sérgio Nascimento

Foto: Márcio Lucas