12 agosto, 2017 Aprendendo inglês com a sétima arte

Estudantes da Escola José Mesquita participam de projeto baseado na premiação do Oscar.

Entre astros de Holywood e as lições da rotina escolar, os estudantes dos 8º e 9º anos da Escola Municipal José Mesquita aprenderam inglês de uma forma interativa com o projeto “And the Oscar goes to... José Mesquita!”, promovido pela escola da comunidade Riacho do Sangue.

De maio até julho deste ano, os alunos assistiram quatro filmes produzidos originalmente na língua inglesa e realizaram uma série de atividades baseadas nas obras, sendo eles “The Towering Inferno (Inferno na Torre)”, “Saturday Night Fever (Os embalos de sábado à noite)”, “The Silent Of The Lambs (O Silêncio dos Inocentes)” e “007º Operação Skyfall”.

Uma premiação baseada no Oscar estadunidense contando com 11 categorias foi realizada (atriz, ator, direção de arte, filme, trilha sonora, roteiro, direção, efeitos visuais, atriz coadjuvante, ator coadjuvante e canção). Cada filme foi representado por uma dupla de alunos e cada estudante votou em cada categoria, sendo que os escolhidos pela maioria foram os vencedores.

Cerca de 50 estudantes participaram do projeto que teve seu último dia de atividades nesta sexta-feira (11), na sede do Centro Social Joaquim Manuel da Silva, na comunidade.         A vereadora Rita de Cássia esteve presente na ocasião ao lado de representantes da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o professor de inglês da Escola, Héverton Duarte, o objetivo do projeto foi estimular o aprendizado da língua aperfeiçoando a escrita, a audição, o raciocínio lógico e o conhecimento sobre a cultura dos países onde os filmes foram produzidos, trabalhando também a multidisciplinaridade, com disciplinas como a Geografia entre outros aspectos das produções cinematográficas.

Gleison Mayck Carvalho da Silva, 14 anos estudante do 8º ano participou do projeto e destacou os aspectos positivos da iniciativa. “É bom para o aprendizado, pois faz com que a gente aprenda mais inglês. Ajuda também a diminuir a vergonha de se apresentar em público, na frente de muita gente”, disse o estudante.

A estudante Bruna Ingridhy Ferreira dos Santos, 14 anos, também do 8º ano relatou sobre a experiência. “Achei bom para o nosso aprendizado na língua inglesa. No início senti uma dificuldade, mas com os filmes comecei a aprender mais”, afirmou Bruna.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas