14 agosto, 2017 Macaíba participa do I Encontro de Políticas Públicas de Saúde Bucal

O município de Macaíba esteve presente no I Encontro de Políticas Públicas de Saúde Bucal do RN realizado na quinta-feira (10), na Universidade Potiguar (UnP), em Natal. O Encontro contou com a participação da coordenadora Geral da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Lívia Maria Almeida Coelho de Souza. Marcaram presença os coordenadores municipais de Saúde Bucal dos 167 municípios do RN e dentistas. Macaíba foi representada pelo dentista Sérgio Siqueira, coordenador geral de Saúde Bucal do município, Fernandes Leal – coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Jane Nóbrega – dentista da rede municipal e membro da comissão do Conselho Regional de Odontologia.

Sérgio Siqueira falou sobre o trabalho realizado na área odontológica de Macaíba, com destaque para o projeto Novo Sorriso, que consiste na atuação direta dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, realizando escovações supervisionadas e orientações para os alunos das escolas municipais. São distribuídos escovódromos, além de kits de saúde bucal (escova, creme dental e fio dental) para que haja a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, conforme preconiza a política nacional de saúde bucal.

Também foi pontuado o importante trabalho do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Pronto Atendimento Odontológico (PA) – que funciona de domingo a domingos e também nos feriados. Ainda no Encontro, o Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN) apresentou resultados da “Pesquisa de Satisfação dos Dentistas nas Equipes de Saúde Bucal da ESF”. A Fiscalização do CRO-RN já visitou 85 municípios entre julho de 2016 e julho de 2017, que corresponde a 51% do total de 167 cidades do Estado. E em alguns municípios constatou-se a falta de equipe de Saúde Bucal em unidades básicas.

Longe dessa realidade, a comitiva de Macaíba ainda pontuou sobre os novos consultórios odontológicos, de última geração, que estão sendo instalados nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), em benefício da população macaibense. Dez novos consultórios já estão sendo utilizados pelos dentistas da rede municipal.

Texto: Sérgio Nascimento