22 agosto, 2017 Núcleo cria projeto contra exploração sexual infanto-juvenil em escola municipal

O Núcleo de Averiguação e Monitoramento de Denúncia de Violência em Macaíba elaborou um projeto de intervenção chamado “Enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes na escola”, que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Tereza Brito. O objetivo é prevenir o aumento dos índices de violência do município.

A iniciativa partiu da equipe de Serviço Social desse núcleo. Uma das ações do projeto ocorreu na sexta-feira (18), sendo conduzida pela tutora Geilza Araújo e dois estagiários sob a orientação da professora Cláudia Gabrielle.

Novas ações serão desenvolvidas na escola com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, abrangendo aproximadamente 300 crianças e adolescentes dos turnos matutino e vespertino. Os professores também participarão no suporte dessas ações.

"Essas ações do projeto representam uma continuidade das ações de combate à exploração de crianças e adolescentes em Macaíba que vêm sendo feitas desde o mês de maio", explicou Tiago Mafra, um dos coordenadores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, órgão que atua em conjunto com o referido núcleo.

A equipe do Núcleo de Averiguação e Monitoramento de Denúncia de Violência e a comunidade escolar local destacam a importância de disseminar mecanismos de prevenção e combate a todas as formas de violência.

Núcleo de Averiguação e Monitoramento de Denúncia de Violência em Macaíba

O núcleo foi lançado formalmente em 15 de março deste ano de 2017. É coordenado pelo curso de Serviço Social da Universidade Potiguar (UnP), em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) de Macaíba e com o Conselho Tutelar de Macaíba.

O referido núcleo atende no 1º Andar da sede do Conselho Tutelar, situada na Rua Nossa Senhora da Conceição, quase em frente à Igreja Católica Matriz. O telefone para contato é 3271-6527. As denúncias também podem ser feitas pelos disques 100 (casos envolvendo crianças e idosos) e 180 (casos envolvendo mulheres).

*Matéria editada e com acréscimo de informações