Notícias

30 agosto, 2017 Prefeitura promove capacitação sobre culturas de caju e mandioca

O público-alvo do capacitação foi composto por agricultores familiares e pequenos produtores do município

O salão de reuniões da Prefeitura de Macaíba ficou lotado na manhã desta quarta-feira (30) para sediar uma capacitação para agricultores familiares, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE). O foco principal foi transmitir informações para que eles possam aprimorar a plantação e a colheita de caju e mandioca no município, duas das principais culturas agrícolas locais.

A capacitação foi ministrada por dois especialistas da EMPARN, João Maria Pinheiro e Maria Cléa Santos Alves, e teve a participação de agricultores familiares e pequenos produtores de diversas comunidades e assentamentos do município. O titular da SEMAPE, Francisco Maia, acompanhou toda a capacitação, a qual também contou com a presença do prefeito Fernando Cunha.

“As informações técnicas foram no direcionamento de que haja modificação do perfil do produtor, que ele não seja só um produtor que plante o cajueiro e deixe-o de lado, mas que ele plante e faça todas as práticas recomendadas para a cultura, uma que, por mais que seja adaptada às condições do semiárido nordestino, ela precisa de umas técnicas para que possa produzir de maneira economicamente mais viável para o produtor, isto é, a relação custo/benefício.”, explicou João Maria, especialista em cajucultura.

“A nossa palestra discute a questão da variedade de mandiocas, as que têm maior produção, e o manejo da cultura: espaçamento, densidade, adubação, controle de pragas, de maneira que se chegue a aumentar a produtividade da cultura.”, referiu Maria Cléa, especialista em mandiocultura.

Agricultores e produtores avaliam a capacitação e agradecem pela oportunidade

“Para nós que somos agricultores é muito interessante porque traz um conhecimento que a gente até então não tinha. Então, veio somar, porque a gente tem só o conhecimento do dia a dia, e não essa técnica que eles passaram.” (Eudemir José da Rocha, Assentamento Margarida Alves)

“Foi bom porque aprendemos muitas coisas que não estávamos sabendo de mandioca e de cajueiro, coisas que a gente produz e espera melhorar agora depois disso aí.” (Luiz Gonzaga dos Santos, Lagoa Nova)

“Fico muito agradecido por ter sido convidado para participar desse evento e muito agradecido também por essas informações que estão chegando pra gente. A informação técnica mais a prática que a gente tem de plantação de mandioca vai ajudar a desenvolver.” (Antônio Vicente, Riacho do Sangue)

“Aprendi bastante coisa e agradeço a quem providenciou essa aula. A gente sempre precisa tá aprendendo sobre isso, mesmo tendo sido nascido e criado trabalhando nessas plantações.” (Severino Manoel, Riacho do Sangue)

“Tinha coisas que a gente fazia ao contrário no saber da gente, mas com as palestras tanto da mandioca como do caju, eu vou levar bons resultados. Vou praticar no meu sítio, foi importante demais! Quero agradecer ao secretário Maia que trouxe essa palestra pra cá pra nós.” (Fátima Martins, Assentamento Caracaxá)  

“Eu creio que vai nos ajudar bastante, tem muita coisa interessante que a gente não sabia. Quero agradecer ao secretário Maia, que traz esses cursos pra gente, ao pessoal que veio também da EMBRAPA.” (Maria das Dores, Assentamento Eldorado dos Carajás)

“Só temos a agradecer a esses professores e ao secretário Maia. Esse pessoal está nos dando mais uma experiência de como a gente deve lidar com a plantação, principalmente o cajueiro (forma como plantar, podar e tratar), e a mandioca (em relação à maniva). Tudo isso é um conhecimento a mais para aumentar nossa parte financeira.” (Margarete Macêdo, Assentamento Quilombo dos Palmares)

“Quero parabenizar a pessoa do secretário Maia e a Prefeitura de Macaíba por essa grande iniciativa de trazer aqui esse grande curso. Foi excelente! Saio daqui muito mais preparado para trabalhar nas culturas do cajueiro e da mandioca.” (Eliomar Oliveira, Assentamento Eldorado dos Carajás)

Assecom-PMM