Notícias

18 maio, 2011 No Dia Internacional do Museu Prefeitura homenageia Ferreiro Torto

A Prefeitura de Macaíba homenageia o Ferreiro Torto, marco da história do município, no Dia Internacional do Museu, que se dá neste 18 de maio.

Só este ano o Museu do Ferreiro Torto já recebeu visitas de 19 escolas das redes municipal e estadual, somando pouco mais de mil visitas. Durante todo o ano o número de visitações chega a mais de cinco mil.

O Ferreiro Torto é administrado pela Prefeitura de Macaíba, que além de servir como Museu, é utilizado também como espaço cultural, segundo o coordenador João Ferreira da Silva.

Breve histórico

Em 1614 o capitão Francisco Rodrigues Coelho recebeu como dote as terras do Ferreiro Torto e nelas construiu o segundo engenho da Capitania do Rio Grande do Norte, conhecido como Engenho Potengi. Em 1634 o engenho foi invadido pelos holandeses quando houve um massacre de todos os moradores.

No ano de 1847, depois das terras abandonadas, o coronel Estevão Moura encontrou as terras e nelas construiu o que é hoje o Casarão do Ferreiro Torto. Com a sua morte, as terras foram vendidas e passou por várias famílias.

O governo do Rio Grande do Norte, através do Instituto Histórico e Geográfico, em 1979, realizou uma restauração no Terreiro Torto, que após sua restauração virou Museu de Arte Sacra e posteriormente, em 1997 passou a ser administrado pelo município, que acabou virando o Museu do Ferreiro Torto.