12 setembro, 2017 Professores da rede municipal de Natal conhecem história de Macaíba

Docentes de ensino religioso conheceram o Museu Solar Ferreiro Torto e a comunidade quilombola Capoeiras

O município de Macaíba recebeu a visita de cerca de 40 professores de Ensino Religioso da rede pública municipal de Natal, ontem (11). A atividade fez parte do processo de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Natal.

O objetivo principal da visita foi proporcionar aos docentes o conhecimento da cultura afro, sua história e desenvolvimento no Rio Grande do Norte e no Brasil. Os professores realizaram visitas ao Museu Solar Ferreiro Torto e a comunidade quilombola Capoeiras para conhecer as características religiosas e históricas de Macaíba. A visita ao Museu foi guiada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto Bezerra.

Patrimônio histórico tombado pela Fundação José Augusto, o Museu Solar Ferreiro Torto abriga a história de Macaíba em um acervo com 250 fotografias de personalidades, momentos da história política, social, econômica e religiosa, entre outras peças históricas, além de ser um dos mais belos espaços públicos do estado, com uma rica diversidade de fauna e flora.

O Solar está aberto para visitação das 8h às 16h, de terça a sexta e sábado e domingo, das 9h às 15h. Para agendar uma visita ao local basta ligar para o número 3271-6524 ou para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo número 3271-6562.

Capoeiras, distante 35 km do Centro de Macaíba, é a maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte e preserva a herança cultural da população negra no município em atividades como a Dança do Pau-Furado, o Maculelê e a Capoeira entre outras ações.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Assecom-PMM