12 setembro, 2017 Prefeitura realiza evento em homenagem à Auta de Souza

Ação acontecerá no próximo sábado, às 15h, no Centro de Cultura

No dia 12 de setembro é celebrado o aniversário de uma das filhas mais ilustres de Macaíba. A poeta Auta Henriqueta de Souza nasceu nesta data, em 1876, há 141 anos. Para celebrar o aniversário de Auta de Souza, a Prefeitura de Macaíba realizará o evento “Auta, versos e poesias-edição sarau”, no próximo sábado (16), a partir das 15h, no Centro de Cultura de Macaíba.

A ação multicultural terá a apresentação dos músicos Danilo de Sales e Stênio Rodrigues e uma roda de conversa com os poetas de Macaíba. Irmã dos também ilustres Henrique Castriciano de Souza e Eloy de Souza, Auta de Souza pertence à segunda geração romântica brasileira e colaborou com seus trabalhos para jornais e revistas de Natal, Rio de Janeiro e Recife.

Em 1900 publicou o livro “Horto”, obra de grande impacto na literatura brasileira, tendo seu prefácio escrito pelo poeta parnasiano Olavo Bilac. Morreu no dia 7 de fevereiro de 1901, na cidade de Natal, vítima de tuberculose. Em Macaíba, Auta de Souza é homenageada com o nome de duas escolas, um conjunto habitacional e um centro espírita.

Texto: Tadeu de Oliveira