13 setembro, 2017 Programa “Macaíba na Medida” melhora qualidade de vida da população

Iniciativa da Prefeitura auxilia na redução do sobrepeso e da obesidade

Um dos grupos do programa “Macaíba na Medida”, organizado pela Prefeitura de Macaíba participou de uma oficina na tarde desta quinta-feira (13), na Estratégia de Saúde da Família do bairro Campo da Santa Cruz. O prefeito Fernando Cunha prestigiou a atividade no bairro.

O programa tem como objetivo auxiliar pessoas com sobrepeso ou obesidade no tratamento destas situações, buscando hábitos alimentares e exercícios físicos para uma melhor qualidade de vida. Mensalmente, os pacientes participam das atividades supervisionados por uma equipe composta por profissionais da saúde como educador físico, psicólogos, dentistas e  nutricionistas.

Uma das participantes, Janderlândia Dantas Marinho, de 38 anos destacou a importância das atividades do “Macaíba na Medida” na qualidade de vida dela. “Eu pesava 103 kg. Fiz cirurgia bariátrica e dois anos depois de participar do programa, perdi 38 kg. O nosso grupo foi essencial para que eu pudesse me alimentar e exercitar melhor. Antes eu tomava quatro remédios diferentes e hoje não preciso mais deles. Tenho outra vida e só agradeço à equipe do programa por isso. Aprendi muito com eles.”, afirmou.

Janderlândia também tem um irmão que participa do grupo. De acordo com a moradora da Rua Coyté, ele perdeu mais de 50 kg com as atividades. “Meu irmão Jackson também fez cirurgia. Ele pesava 149 kg e hoje ele tem 95 kg. Deixou de tomar remédios e até participa de corrida de rua”, declarou. Ela também convida quem se interessar pelas atividades. “Procurem fazer, participar. Qualidade de vida é tudo. Abri mão de muita coisa, mas consegui”, disse.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas