06 outubro, 2017 Prefeitura promove dia “D” de vacinação canina

Serão disponibilizados onze pontos de apoio espalhados pelos bairros da cidade.

A Prefeitura de Macaíba, por meio do Centro de Vigilância em Saúde (antigo Centro de Endemias), estará realizando neste sábado (07) o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Serão disponibilizados onze pontos de apoio distribuídos de acordo com a imagem acima. O objetivo é a prevenção da raiva nos cães e gatos no município, uma vez que cachorros ainda são considerados como principal transmissor dessa doença para as pessoas, e que cresce a preocupação com a transmissão da raiva por gatos no país. A vacinação é recomenda para cães e gatos com idade a partir de dois meses.

As vacinas serão distribuídas gratuitamente e protegem os animais contra a doença, que é fatal. Ela é causada por um vírus que agridem mamíferos como cachorros, gatos e morcegos. Pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas e picadas de animais doentes. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e conduzidos por adultos. Os gatos, de preferência, devem ser levados em gaiolas. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

Sobre a raiva

Neste ano de 2017, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) já confirmou 13 casos da doença no estado. Em 2015 foram registrados 5 casos de raiva canina e em 2016 foram 11 morcegos positivos.  O último caso de raiva humana ocorreu no RN em 2010, mas há, anualmente, em média 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente. A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida. A doença é quase sempre fatal, por isso a importância da vacinação nos animais.

Texto: Sérgio Nascimento