13 outubro, 2017 SEMAPE oferta capacitação sobre cadastramento do Corte de Terra 2018

Com vistas a aprimorar e agilizar os procedimentos relativos ao cadastramento para o programa do Corte de Terra 2018, a Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE) está oferendo capacitações para funcionários de outras secretarias municipais, como, por exemplo, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico, também atuarem no serviço.

A SEMAPE já vai começar o cadastramento para o Corte de Terra 2018 na próxima terça-feira, 17 de outubro deste ano de 2017, o qual deverá ser feito nas escolas, sedes comunitárias e outros estabelecimentos das comunidades beneficiadas. A expectativa, segundo o titular da SEMAPE, Francisco Maia, é que cerca de 1600 agricultores sejam cadastrados desta vez. O cadastramento segue até o 1º de dezembro do corrente ano. Os locais e os horários para a realização do cadastramento estão sendo informados através da distribuição de folders e por meio de carro de som dentro dessas comunidades.

“A nossa secretaria elaborou junto com seu corpo técnico um formulário para ser aplicado ao nosso pequeno agricultor que vai se inscrever para o Corte de Terra 2018. Por isso, estamos fazendo um treinamento para as secretarias vizinhas a nossa, onde vamos reunir oito funcionários para atuar principalmente nas comunidades e distritos maiores”, explicando-lhes todas as informações técnicas necessárias para que possam trabalhar com a nossa equipe, declarou Francisco Maia.

O secretário da SEMAPE destacou que pretende começar o corte de terra mais cedo no ano que vem, porque a licitação mais recente do programa já contempla o ano de 2018, ou seja, há quantidade suficiente de horas para serem utilizadas, mas para isso, as condições climáticas constituem um fator decisivo. “Elaboramos conjuntamente com 23 associações rurais os critérios para inscrição no corte de terra, inclusive esses critérios foram melhorados por quem estava presente na ocasião e aprovados para serem aplicados nesta próxima edição”, explicou Maia.

Cadastramento

Os interessados deverão comparecer aos locais de cadastramento e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento da terra (autenticado em cartório). No caso dos filhos de assentados e agricultores, estes deverão apresentar também uma declaração do titular do lote, que deverá estar assinada pelo presidente da associação da qual o pai/mãe faz parte. Para mais informações, o cidadão deverá ligar para 3271-6539 ou 3271-6566, ou comparecer pessoalmente na sede da SEMAPE, localizada na Rua Frei Miguelinho, nº 178, (por trás do prédio da Prefeitura de Macaíba), no horários das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O programa do Corte de Terra é uma ação de grande relevância da Prefeitura de Macaíba, através da SEMAPE, para a população rural do município. De 2013 a 2017, investiu-se aproximadamente R$ 1 milhão.