28 outubro, 2017 JERN’S 2017 movimentam Macaíba com centenas de atletas neste sábado

Foram quatro modalidades disputadas simultaneamente em pontos diferentes da cidade somente neste dia 28

Com quase mil atletas envolvidos, nada menos que quatro modalidades esportivas foram disputadas simultaneamente em diferentes locais somente neste sábado (28) em Macaíba, dando sequência à maior competição esportiva estudantil do Rio Grande do Norte (JERN’S), que neste ano teve a Terra de Augusto Severo como uma de suas sedes.

As modalidades foram Ciclismo, Ginástica Artística (Aeróbica), Futebol e Xadrez. Desde o dia 20 deste mês de outubro, a cidade começou a receber delegações esportivas de todas as partes do estado para o evento.

Ciclismo

As competições ocorreram nos turnos matutino e vespertino na Avenida Mônica Dantas (Pista Nova), local que tem se consolidado como circuito para provas de ciclismo de variadas competições. Cerca de 50 atletas se inscreveram.

“Deu tudo certo! Aqui está sendo um polo interessante pra esse esporte. Tivemos aqui escolas de Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, por exemplo.”, relatou Fred Fagundes – um dos coordenadores da prova.

“Apesar do vento, foi bom e adorei o circuito. Tô fechando o ano agora e conquistando mais um objetivo que é participar dos JERN’S 2017, que dá incentivo a todos.”, disse Vinicius Costa, 17 anos, representante da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, Mossoró, vencedor da categoria juvenil.

Ginástica Artística

A modalidade foi sediada num ginásio da Vila Olímpica de Macaíba, que foi construído pela Prefeitura de Macaíba especificamente para esse propósito, contando com equipamentos de ponta. Dezenas de atletas de escolas particulares tradicionais da capital potiguar marcaram presença, além da Escola Agrícola de Jundiaí, que conquistou a medalha de ouro.

“O espaço é maravilhoso, com equipamentos de primeiro mundo. É um ginásio bem ventilado. Não tenho do que reclamar dos aparelhos e desse local”, testificou Conceição Lima, técnica de ginástica dos colégios Marista e Champagnat.

Futebol

O Futebol foi um dos esportes que mais atraiu equipes para a cidade, trazendo delegações de cidades como Mossoró, Caicó, São Tomé, Pedro Velho, dentre outras. As disputas terminaram na manhã deste sábado. Na categoria de maior peso, a sub-18, o título foi conquistado pela Escola Municipal Guiomar Vasconcelos, da cidade de Canguaretama.

Xadrez

O Xadrez totalizou mais de 300 jogadores no Centro de Cultura neste sábado de manhã. Segundo o presidente da Federação Norterriograndense de Xadrez, Igor Macedo, foram 648 inscritos no geral para essa modalidade que tem competições até a próxima terça-feira (31).

Vale destacar que 60 deles são da própria cidade de Macaíba, mais precisamente do Projeto Xadrez na Escola desenvolvido e apoiado pela Prefeitura, com a coordenação atual de Diogo Roger e Jussier Cabral. Esta é a primeira vez que essa modalidade é totalmente sediada em Macaíba. “Em 10 anos de participações nos JERN’S, neste ano batemos o recorde com 60 inscrições só de Macaíba.”, explicou Diogo.

“No ano passado, fiquei na 4ª colocação nos JERN’S em Natal. Neste ano, já ganhei a primeira rodada e estou confiante. O Xadrez significa muito pra mim, me ajudou a desenvolver Matemática. Também a minha concentração. Eu não tinha concentração e paciência.”, afirmou Isabel Souza, 12 anos, da Escola Estadual Professor Paulo Nobre, Macaíba.

Os JERN’S 2017 serão realizados em Macaíba até o próximo dia 31 do corrente mês.