24 novembro, 2017 Prefeitura lança plano de alfabetização

Mais de 200 profissionais da educação participam do programa em Macaíba.

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a solenidade de lançamento do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na manhã desta sexta-feira (24), no Elion Recepções, na Vila São José.

O secretário municipal de Educação, Domingos Sávio e a vereadora Ismarleide Duarte estiveram presentes no evento que contou com a presença de professores, coordenadores e gestores escolares de Macaíba. O programa faz parte de um pacto firmado em 2012 entre os governos federal, estaduais e municipais brasileiros que tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A professora Andressa Melo, das escolas Auta de Souza e Maria do Carmo esteve presente no lançamento e destacou a importância da formação para o dia a dia em sala de aula. “Acho capacitações fantásticas. Já participei do PNAIC da primeira temporada e ele facilita mesmo a nossa prática pedagógica. Algo que a gente vivencia na prática mesmo e vê resultados positivos, as trocas de experiências, as informações novas que os coordenadores nos passam, enriquecem nosso trabalho e quem ganha com isso são as crianças”, declarou.

A capacitação do PNAIC em Macaíba tem a duração de seis meses, sendo realizado até maio de 2018, de forma presencial, em sala de aula e pela internet. Mais de 200 profissionais da educação do município participam do programa.

Ruciana Saldanha, professora da unidade de ensino infantil Eunice Eugênia, do bairro Monte Líbano também exaltou a importância do PNAIC: “Vejo com bons olhos porque antigamente a educação infantil era muito mistificada como um ambiente só para brincar e agora não. Vejo que a parte pedagógica está sendo mais explorada. Uma troca de experiências para que possamos melhorar a educação infantil de forma que o aprendizado seja de uma forma mais concreta”, destacou a professora.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas