01 dezembro, 2017 Ação de saúde na Praça da Maré conscientiza sobre os perigos do HIV e DST

Cerca de 200 testes rápidos foram feitos e houve distribuição de materiais educativos e preservativos

Pensando no bem-estar da população e com vistas a orientar sobre a prevenção da transmissão do vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), a Prefeitura de Macaíba realizou na manhã desta sexta-feira (01), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma ação na Praça Antônio Siqueira, popularmente conhecida como “Praça da Maré”, no centro da cidade.

De acordo com Adriana Amaral, coordenadora do SAE – Serviço de Atenção Especializada em DST/AIDS e hepatites virais, foram feitos cerca de 200 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, garantindo o sigilo das pessoas atendidas. A equipe de saúde que participou da ação também transmitiu orientações a populares e distribuiu materiais educativos e preservativos masculinos e femininos.

Na Biblioteca Municipal, em frente à Praça da Maré, foi exposto um vídeo didático referente à temática. Nesta data de 01 de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à AIDS. A ação de saúde desta sexta foi alusiva à campanha nacional denominada de Dezembro Vermelho, que anualmente alerta a população para a prevenção contra o vírus HIV.

SAE

O SAE constantemente realiza ações visando reduzir a incidência do HIV/AIDS e hepatites virais no município. Serviço de referência em todo o Rio Grande do Norte, o SAE é o primeiro descentralizado do Estado, ou seja, foi pioneiro em oferecer suas ações também nos postos de saúde.

Por meio do SAE, a Prefeitura de Macaíba faz o acompanhamento dos tratamentos das pessoas diagnosticadas como soropositivas, inclusive com distribuição de terapia antirretroviral (coquetel). Sua equipe é composta por médico infectologista, farmacêutico, enfermeira, assistente social e psicóloga. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Posto da Maré.

O teste rápido pode ser feito em qualquer época do ano. Para realizá-lo, a pessoa interessada deverá se apresentar portando um documento de identificação com foto, tanto no Posto da Maré como nos outros postos da rede municipal.