20 dezembro, 2017 Macaíba é contemplada em expansão do Acessuas Trabalho

Com isso, município receberá novos recursos federais para a condução do programa

Apenas quatro municípios do estado do Rio Grande do Norte foram contemplados com a expansão do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), conforme a Resolução CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social nº 019/2017. Macaíba está entre eles, sendo o único a figurar atrás daqueles com mais de 100 mil habitantes: Natal, Mossoró e Parnamirim.

Na resolução citada, estabelece-se que o cofinanciamento federal aos municípios e Distrito Federal considerará o público potencial e o valor de 20 mil reais a cada 100 pessoas atendidas em ciclos de oficinas, observadas as faixas definidas.

“Antes mesmo de falarmos sobre essa nova pactuação do Acessuas que prevê sua expansão, precisamos lembrar que em, agosto deste ano, nós fomos o único município do Rio Grande do Norte, aliás do Nordeste, a ser exemplo de gestão do Programa Acessuas Trabalho”, mencionou Iago Oliveira, que atua na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Macaíba.

“Investimos todos os nossos recursos de forma eficiente, trazendo novos cursos, fazendo mobilizações, oficinas, onde capacitamos o pessoal, inserimos no mercado de trabalho. E agora com essa nova pactuação, vamos poder atuar com novos serviços, cursos não somente à distância, mas também presenciais, capacitando a população macaibense para os empregos”, completou Iago.

Acessuas Trabalho

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio do programa Acessuas Trabalho, gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, disponibiliza orientações para a população que deseja realizar uma série de cursos online totalmente gratuitos ofertados em várias áreas em sites de instituições como o SENAI e a Fundação Getúlio Vargas.

Os interessados também podem realizar os cursos na sede do Acessuas com o auxílio dos profissionais do programa. Também são recebidos currículos e transmitidas orientações para pessoas que estão em busca de emprego. Inclusive, periodicamente, o serviço faz encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (84) 3271-6504 ou na sede do programa Acessuas, que fica no Telecentro de Inclusão Digital, situado na Rua Doutor Velho, nº 215, Centro, quase em frente à Capela São José, de segunda a sexta, das 8h às 17h.