Notícias

30 maio, 2011 BNB pode financiar alfandegamento das ZPEs

O BNB (Banco do Nordeste do Brasil) pode vir a financiar os projetos de alfandegamento, infra-estrutura e implantação das ZPEs (Zonas de Procesaamento de Exportação). Esses projetos representam um investimento da ordem de R$ 380 mil para cada ZPE. Esse foi o resultado prático da reunião ocorrida na última sexta-feira (27) em Fortaleza, entre os representantes do banco e prefeitos de cidades do Nordeste e de MG que serão contemplados com ZPE.

Além disso, ficou definida uma nova reunião de trabalho nos próximos meses para a construção de mudanças na legislação das ZPEs com objetivo de agilizar a captação de investidores para as zonas de processamento.

Estiveram presentes representantes dos estados da Bahia (Ilhéus), Sergipe (Barra dos Coqueiros), Pernambuco (Suape), Rio Grande do Norte (Macaíba e Açu), Ceará (Pecém), Piauí (Parnaíba), Maranhão (São Luís) e Minas Gerais (Teófilo Otoni).

Cada representante teve a oportunidade de expor em um painel sobre a situação de sua ZPE no que se refere aos prazos legais, orçamento estimado da primeira etapa, licenciamentos ambientais e o processo de alfadegamento. Além desse painel foram feitas palestras por representantes do BNB, do BID e da Receita Federal.