11 janeiro, 2018 Secretários municipais visitam as ruínas do histórico Casarão dos Guarapes

No início da tarde desta quarta-feira (10), os secretários municipais de Cultura e Turismo (Marcelo Augusto Bezerra) e de Desenvolvimento Econômico (Edvaldo Marinho de Sousa) de Macaíba estiveram visitando as ruínas do maior empório comercial do Rio Grande do Norte no século XIX, o empório de Guarapes, mais conhecido como Casarão dos Guarapes.

A visita teve como objetivo averiguar a situação do local, que necessita de uma atuação urgente dos órgãos de gestão cultural do Estado para que possa ser restaurado e transformado em um atrativo espaço turístico, haja vista a sua importância histórica e cultural para Macaíba e para o próprio Rio Grande do Norte.

O espaço em que o prédio se encontra encravado pertence ao Governo do Estado, uma vez que já foi desapropriado e tombado pelo patrimônio estadual com o intuito de preservar a história e manter viva a saga comercial ali vivida. O empório pertenceu ao notável comerciante paraibano Fabrício Gomes Pedroza, avô dos ilustres: Alberto Maranhão, Pedro Velho e Augusto Severo, entre outros, tendo sido responsável pela fundação da cidade de Macaíba.

Luta pela restauração

Por diversas vezes, a Prefeitura de Macaíba participou de conversas quanto à sua restauração, inclusive sugerindo que o espaço sediasse o Memorial do Comércio Potiguar e fosse entregue a Fecomércio/RN para que a entidade administrasse o Casarão, a exemplo do que ocorreu com o Solar Bela Vista que hoje é administrado pela FIERN.

Nesse sentido, o secretário de Cultura e Turismo de Macaíba afirmou: “O local é um marco da história de Macaíba e do RN e, portanto, merece uma atenção maior de todas as autoridades que fomentam a cultura de preservação do patrimônio do Estado”.