01 março, 2018 Prefeitura realiza 4º Fórum de Saúde Mental

Macaíba é referência estadual na área

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o 4º Fórum de Saúde Mental de Macaíba, com o tema Matriciamento de Saúde Mental na Atenção Básica, na manhã desta quinta-feira (1º), no Pax Club.

O objetivo do Fórum foi apresentar e discutir sobre os trabalhos realizados no município pela Prefeitura na área psicossocial como a prevenção, promoção e cuidado integral dos munícipes portadores de transtornos mentais ou dependência química. O tratamento humanizado no atendimento e tratamento dos pacientes e as atividades compartilhadas entre as equipes que compõem a Secretaria de Saúde, na criação de novas propostas de intervenção nas comunidades, foram enfatizados na ocasião pelos profissionais de saúde da administração macaibense.

As atividades do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas), do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) foram apresentadas durante o evento. Os usuários do CAPS AD que formam a banda musical Boa Esperança se apresentaram e a escritora e usuária do CAPS II, Ana Faustino, conhecida popularmente como Aninha, declamou um de seus poemas e realizou uma sessão de autógrafos de seus livros na ocasião, que também contou com uma exposição das telas do também usuário do CAPS II, Valdemir Bezerra.

Macaíba é referência na área de saúde mental no Rio Grande do Norte. Com o atendimento humanizado feito pela Prefeitura, o número de usuários internados no hospital psiquiátrico João Machado, em Natal vem diminuindo ano após ano. Em 2013 foram feitas 236 internações. No ano de 2014, foram 155 e em 2015, foram feitas 144 internações. Em 2016 foram 103 e em 2017, até o mês de abril, foram feitas 35 internações.

Fotos: Márcio Lucas