10 abril, 2018 Prefeito Fernando Cunha assina adesão ao Garantia Safra 2017/2018

Na manhã desta terça-feira (10), em solenidade realizada nas dependências da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Norte, o prefeito Fernando Cunha assinou o termo de adesão do programa Garantia Safra 2017/2018. O município de Macaíba atualmente conta com a adesão de 529 agricultores,

Anualmente, a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), confere os dados para comprovar se há no município alguma perda de, pelo menos, 50% nas principais culturas locais, de modo a comprovar a manutenção do programa. Nesta edição, o aporte financeiro da contribuição do município de Macaíba no programa é de R$ 26,970.

O Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas comprovadas acima de 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia Safra, têm direito ao benefício, sob a condição de estarem em dia com os seus boletos. Os boletos são distribuídos e conferidos pela SEMAPE, com a colaboração de órgãos como escolas e associações comunitárias.