16 abril, 2018 Prefeitura realiza ação de combate ao trabalho infantil na feira livre

Equipe de Assistência Social busca conscientizar as famílias de crianças e adolescentes sobre o tema.

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), promoveu uma abordagem social para o combate do trabalho infantil, no último sábado (14), na feira do município.

A ação está sendo realizada quinzenalmente na feira livre pela equipe da Semtas, que está trabalhando a conscientização das famílias sobre como o trabalho infantil pode influenciar no desenvolvimento das crianças e adolescentes, e a inclusão deles nos serviços de assistência social da Prefeitura.

Com a autorização dos pais e responsáveis, as crianças e adolescentes são encaminhados para participar das atividades da Vila Olímpica de Macaíba, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Centro de Inclusão Digital Acessuas Trabalho em atividades esportivas, socioeducativas, vagas de menor aprendiz, cursos EAD e oficinas de geração de renda. Os serviços inclusive estão abertos aos sábados, das 8h às 11h, para atender este público.

A atividade também visa à inclusão das famílias em oficinas de geração de renda, com o objetivo de complementar o orçamento familiar. Ações contínuas de inclusão para a superação do trabalho infantil serão realizadas no município.

Para denunciar a exploração do trabalho infantil, basta entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) com a equipe de abordagem social, que atende por meio do número de telefone 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h ou ligar para o Disque 100, serviço nacional de denúncia que funciona 24h por dia.