Notícias

17 abril, 2018 Assentados do José Coelho recebem contratos de concessão do uso de terra

Dezenas de famílias do Assentamento José Coelho, região da Reta Tabajara, município de Macaíba, receberam e assinaram seus respectivos contratos de concessão do uso de terra – CCU na manhã desta terça-feira (17).

A solenidade de hoje ocorreu num anexo escolar do José Coelho e contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, do secretário municipal da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Francisco Maia, do superintendente regional do INCRA/RN, Leonardo Guedes, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, Manoel Cândido, além de lideranças comunitárias e sindicais.

O CCU é um documento concedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA que transfere, provisoriamente, o imóvel rural assegurando ao beneficiário o acesso a terra, créditos da Reforma Agrária e programas do Governo Federal, o qual precisa ser renovado a cada cinco anos, segundo explicou Leonardo Guedes.

Ao assiná-lo, o assentado se compromete a residir no lote e explorá-lo economicamente respeitando o meio ambiente. Vale ressaltar que isso ainda não concede de forma definitiva o terreno ao assentado, somente o título definitivo garante a regularização fundiária e o direito sobre a terra.

“Olha, vai dá uma ‘melhorada’ muita boa para gente. Nós temos certas dificuldades para realizar empréstimos, e agora eu acredito que vai melhorar bastante para comprar trator e outras coisas para ajudar nas lavouras e nas criações que a gente tem por aqui.”, afirmou o senhor Raimundo, um dos beneficiários do José Coelho presentes na ocasião.

Na próxima semana, será a vez das famílias residentes no Assentamento Caracaxá, na comunidade de Lagoa do Lima, receberem e assinarem seus contratos de concessão do uso de terra.

Assecom-PMM