19 abril, 2018 Prefeitura proporciona importante oficina para profissionais da Atenção Básica

O auditório do Pax Club sediou na manhã desta quinta-feira (19) uma importante oficina voltada para profissionais atuantes na Atenção Básica de Macaíba, particularmente agentes comunitários de saúde. Os principais temas abordados na ocasião foram a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e implantação da Caderneta do Idoso no município.

Sobre o primeiro tópico, a nova PNAB entrou em vigor no segundo semestre de 2017. Segundo o portal do Ministério da Saúde: “Uma das medidas é a valorização da atuação dos agentes comunitários de saúde, que passam a ter mais atribuições, como medir pressão, glicemia e fazer curativos”.

Ademais, essa PNAB visa ampliar a resolutividade na Atenção Básica, diminuindo a busca por atendimentos na rede de urgência e emergência.  Os estados e municípios atualmente ainda estão se adaptando a essa nova configuração, por isso a importância de oficinas como a que foi realizada hoje.

Com relação ao segundo tópico, a Caderneta do Idoso é um instrumento de trabalho que visa acompanhar de forma mais precisa a saúde das pessoas da terceira, facilitando o seu atendimento tanto na Atenção Básica quanto em outras situações como Urgência e Emergência.

A oficina foi mediada por duas palestrantes e organizada pela Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Fotos: Márcio Lucas