27 abril, 2018 Carros fumacês serão usados em Macaíba a partir de 02 de maio

A partir da próxima quarta-feira, 02 de maio, a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika, com o uso de carros fumacês, que irão se somar às várias ações que já vêm sendo conduzidas desde o início do período de chuvas, através de iniciativas como o projeto Sexta-feira sem Aedes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os carros fumacês irão percorrer todos os bairros da zona urbana, com ênfase nos que tiverem notadamente maior incidência de casos de doenças relacionadas ao mosquito, bem como os distritos de Traíras, Canabrava, Cajazeiras e a comunidade rural As Marias.

Quanto às demais comunidades rurais, os agentes de endemias farão visitas realizando os trabalhos pertinentes à prevenção e ao combate ao Aedes aegypti, inclusive com uso de Ultra Baixo Volume (UBV). Os horários previstos para a aplicação são 4h e 16h30min.

A orientação é para que os moradores deixem as portas e janelas abertas durante a passagem desses veículos. Vale lembrar que a pulverização afeta apenas os mosquitos adultos. Por isso, é importante que a população mantenha os cuidados em suas residências para evitar ambientes favoráveis ao surgimento e crescimento de larvas, principalmente evitando água parada.