Notícias

16 maio, 2018 Compartilhe essa ideia: Fórum intersetorial é realizado nesta quarta (16)

Na tarde desta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Macaíba promoveu o Fórum Intersetorial de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado na sede do Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) com a participação de vários profissionais da pasta, inclusive a secretaria Andrea Carla, representantes da Universidade Potiguar (UnP) e agentes de Segurança Pública.

Com o tema: “Juntos somos mais fortes, descobrindo onde o mal nasce e destruindo a sua semente”, o fórum integra as ações da campanha Compartilhe essa ideia, focada na prevenção e combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes, e proporcionou a discussão da temática na busca da construção de um fluxograma intersetorial para melhor organizar a rede socioassistencial do município para lidar com os casos envolvendo esse tipo de violência.

A campanha Compartilhe essa ideia está sendo desenvolvida em Macaíba desde o início deste mês e teve suas ações intensificadas com a aproximação da data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Durante esta semana, várias escolas da rede municipal fazem parte do roteiro da programação da campanha, conscientizando alunos e pais de alunos sobre o tema, dentre elas: Tereza Brito, Pinheiro Borges, Elviro Xavier e Santa Isabel.

De acordo com a assistente social Patrícia Soares, coordenadora do CREAS de Macaíba, as denúncias de casos de violência sexual contra o público infanto-juvenil aumentam nesse período do ano, embora boa parte da população ainda tenha poucas informações sobre os mecanismos e os procedimentos para denunciá-los.

Na sexta-feira (18), haverá uma série de ações, incluindo blitzes educativas nas principais ruas do centro e apresentações culturais com os jovens do SCFV – (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) na Praça Paulo Holanda Paz.

Denúncias

Os principais mecanismos para essas denúncias são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o CREAS, que atende por meio do número 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e o Conselho Tutelar, que atende mediante o 3271-6527, nos mesmos horários e dias do CREAS.

Foto: Márcio Lucas

Assecom-PMM